Home Sobre Serviços Contato Blog do Aço
Projeto, Fabricação e Montagem de Estrutura Metálica.
O que mais ouço das pessoas é que a contratação de um engenheiro é desnecessário, só mais um gasto a ++, mal sabem dos benefícios que esses profissionais trazem para a obra. Leia esse post até o fim você descobrirá todos os benefícios ao contratar um Engenheiro.
Muitos dizem que é caro sem conhecer o trabalho desse profissional ou acham que engenheiro é só para assinar a famosa ART’s que vamos falar dela mais a frente, mas a verdade é, que sem um engenheiro a obra pode custa muito caro!
O valor aproximadamente é de 3 % do valor total da obra. Isso pode variar um pouco.
Muitas dessas pessoas eu chamo de PALPITEIROS, o famoso SABE TUDO da construção civil, aquele que não tem formação técnica ou experiência em obra, mas dita o que precisa ser feito.
Em alguns casos isso é muito perigoso porquê pode causa patologia ou pior levar a ruína ocasionando o desabamento da edificação.
Não posso esquecer, daquele velho e ruim ditado:
Veja bem conheço e admiro muitos mestres, pedreiros e ajudante, aliais todos os profissionais da construção civil! Mas nada substituir o conhecimento técnico que um profissional da engenharia tem!
Só que os benefícios que o engenheiro traz para obra são incalculáveis, veja o que você ganhará ao contrata um engenheiro civil:
Na arte do planejamento o engenheiro sabe fazer muito bem, ele planeja, organiza e faz o acompanhamento da obra. Com objetivo de prever e prevenir algum acidente de trabalho, esse profissional é responsável pela concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos processos constritivos na obra.
O trabalho deste profissional pode diminuir consideravelmente os custos, desde da escolha do material de qualidade, gerenciamento de mão de obra, cumprimento de prazo, revisão de especificação técnicas e evita retrabalhos. Desta forma o engenheiro evita que obras sejam paralisadas, multadas ou reiniciadas por erros técnicos.
O engenheiro gerencia diretamente os trabalhadores que atuam na obra, os materiais, os fornecedores, o controle de custos e principalmente, a execução correta dos processos construtivos;
O engenheiro é responsável técnico e legal da obra, por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica, a famosa (ART), pela execução da obra, respondendo, inclusive, a penalidades.
O engenheiro da vida e forma as necessidades dos clientes aplicando o melhor método construtivo para aquela obra sempre pensando no custo-benefício, durabilidade e qualidade.
Obra não é sinônimo de bagunça! O engenheiro faz todo planejamento, elabora cronograma, divide tarefas, organiza a obra contribuindo para o sucesso;
Uma construção bem calculada e projetada garante uma durabilidade na estrutura por toda sua vida útil, pode se para moradia e/ou o seu negócio. O engenheiro também é responsável por garantir que não aparece patologias na edificação como rachaduras, trincas, mofo e etc.
Uma tarefa que o engenheiro calculista executa que é de extrema importância para toda vida útil da edificação é o cálculo estrutural, esse projeto nasce muito antes que comece obra, pouco conhecido pela população, é dele que saberá o tamanho do pilar, viga, laje e fundação assim evitando maiores custo com superdimensionamento de peça.