Home Sobre Serviços Contato Blog do Aço
Projeto, Fabricação e Montagem de Estrutura Metálica.
Imagine VOCÊ indo comprar um presente para o amigo supressa da festa de fim de ano da empresa!
Pois é, tem tudo para dar ERRADO, se você não estiver muita amizade com o companheiro de trabalho, aí que vem muitas dúvidas como:
QUAL É O GOSTO DELE (A)?
QUAL O TAMANHO DE SUAS ROUPAS?
E muito mais pergunta surgem……
Com o perfil em aço não é diferente, quando estamos calculando a estrutura sempre queremos o perfil mais leve que possa passa pelos esforços de tração, compressão e flexão. Ai que vem as dúvidas se não conhecer os perfis em aço, porque tem alguns perfis que são iguais na alma e na mesa só muda na espessura então é muito importante conhece cada um deles.
Então vamos lá, hoje iremos falar dos perfis estruturais de Aço, a parte vertical de um perfil é chamada de alma e as partes horizontais são denominadas mesas, Abas ou franjas para escolher o melhor perfil é importante levar em conta alguns fatores facilidade de aquisição disponibilidade de estoques prazo de entrega exigências de natureza estética requisitos de montagem e manutenção da estrutura entre outros também, é preciso conhecer os perfis disponíveis no mercado os perfis podem ser classificadas conforme a geometria da seção ou processo de fabricação.
Mas você sabe como é fabricado um perfil de Aço? Processo de galvanização irmão menor ideia conformação de chapas a frio ou soldagem de chapas.
OS PERFIS LAMINADOS são feitos a partir da laminação a quente de tarugos suas dimensões são padronizadas e limitadas uma das vantagens do perfil laminado é que ele pode ser adquirido pronto para aplicação.
OS PERFIS FORMADO a frio conhecido popularmente por perfil de chapa dobrada é o fio da partida do dobramento ou perfuração de chapas a frio quando as chapas são finas com espessuras entre 1 e 6 e 5 mm, os perfis recebem a denominação de perfis leves perfis leves são mais utilizados em obras de pequeno porte ou em elementos estruturais secundários perfis formados a frio permitem grande variação de forma que dimensões nas seções. Além disso podem ser encontrados prontos e padronizados ou até fabricados sob encomenda.
OS PERFIS SOLDADOS são obtidos da soldagem de chapas eles permitem uma grande variação na forma e dimensão das seções esse tipo de perfil é utilizado especialmente em obras de médio a grande porte ou em qualquer situação em que o projeto exige sessões com formas especiais nesses casos os perfis soldados podem ser fabricados sob encomenda levando em conta a geometria da seção.
Perfis podem ser agrupadas da seguinte maneira:
No Brasil, os perfis laminados são designados como:
Código Literal, Altura mm e Peso kg/m.
Exemplo de códigos literais.
L – Cantoneira com abas iguais ou desiguais
I – Perfil de seção parecida com I
H – Perfil de seção parecida com H
C– Perfil de seção parecida com C
T – Perfil de seção parecida com T
Exemplos de designação de perfis:
I 100 – Perfil I, abas inclinadas com altura de 100mm
IP 500 – Perfil I, abas paralelas com altura de 500mm
HPP 500 – Perfil H, abas paralelas, serie pesada, com altura de 500mm
HPM 400 – Perfil H, abas paralelas, serie media, com altura 400mm
HPL 100 – Perfil H abas paralelas, serie leve, com altura 100mm
U 100 – Perfil U, abas inclinadas com altura de 100 mm
L 50×3 – Perfil L, abas iguais a 50 mm espessura 3 mm
L 50x30x3 – Perfil, abas desiguais 50×30 mm e espessura 3mm
São designados como: TIPO, ALTURA, ABA, DOBRA, ESPESURA – podendo ser acrescentada a designação “ chapa dobrada” para diferenciar dos perfis laminados.
L 40x40x3
C 200x60x20x2
C 200x40x2
Os tipos já padronizados podem ter designação dos fabricantes, por exemplo:
CS – Perfil coluna soldada
VS – Perfil viga soldada
CVS – Perfil coluna-viga soldada
OS – Perfil soldado
VS 400x 49 – Perfil viga soldada com altura de 400 mm e peso de 49 Kg/m
Tem alguns perfis que trabalham melhor conforme sua aplicação nos elementos estrutural, vejam:
As cantoneiras isoladas se adaptam melhor a esforços de tração simples são aplicadas principalmente usada em tirantes e barra de travamento tracionadas. Já as cantoneiras duplas essas cantoneiras podem também ser utilizadas como elementos secundários na ligação entre perfis, como na treliça, e também muito importante não esquecendo as cantoneiras simples se for bem distribuídas adequadamente compondo sessões com a massa longe do centro de gravidade ou com grande inércia elas podem ser usadas na composição de Pilares nesse caso devem ser travadas para que trabalhem em conjunto.
O perfil U é acompanhado por suas dimensões, altura da alma e milímetros e a informação do seu peso por metro a discriminação do peso é importante porquê existem perfis que tem a mesma altura nas larguras e espessuras diferentes. O perfil apresenta uma a simetria em relação ao eixo vertical por isso a sua utilização restringe nas vigas pouco solicitadas, o perfil não deve ser usado com a alma na horizontal ainda mais com as abas para cima além de apresentar nessa direção esse perfil pode sofrer flambagem das mesas por compressão o que diminui ainda mais a sua resistência, com as abas para cima o perfil facilita a retenção de água e contribui para a formação de focos de corrosão a utilização do perfil pode ser vantajosa para apresentar bom desempenho a compressão e tração.
O perfil I é acompanhado das dimensões altura da alma em milímetros e informação do seu peso por metro e sua característica é apresentar a altura da alma bem maior que a largura das mesas, os perfis laminados recebem a denominação W e os perfis e Soldados recebem a sigla VS de viga soldada ou CVS coluna e viga soldada a sessão do perfil faz com que ele seja indicado para sessões submetidas ao momento fletor ou seja para vigas uma solução inteligente e cada vez mais utilizada é associar uma viga com perfil I a laje de concreto as chamadas vigas mistas na viga mista a laje de concreto absorve as tensões de compressão e o perfil de Aço agitação essa dinâmica faz com que cada material trabalhe dentro de sua melhor característica.
O perfil H é acompanhada das dimensões da altura da alma em milímetros e a informação do seu peso por metro da mesma forma que os perfis e a discriminação do peso do perfil H é importante porque existem perfis com dimensões iguais mas as espessuras diferentes os perfis laminados recebem a denominação HP e os perfis soldados recebem as siglas e s ou Z VS a distribuição de material na seção perfil H faz com que ele tenha bons empenho principalmente quando é submetida a compressão por causa disso ele é indicado para aplicação em pilares.
Os perfis tubulares podem ter diversas geometrias as mais comuns são as seções circulares quadradas e retangulares os tubos quadrados e retangulares são especificados com as suas dimensões externas e espessura em milímetros já os tubos circulares são especificados pelo seu diâmetro e espessura em milímetros.